lunes, 9 de mayo de 2016

CRISE NO BRASIL




Filho de seringueiros, desde criança meus país mim ensinaram a trabalhar na rosa, vendendo banana, picolé e pão nas ruas de Caitaú e Tefé (pequenas cidades) do estado do Amazonas. Comigo, 13 irmãos, "mendigando" ano após ano, os nossos direitos à educação, trabalho e saúde que eram roubados e ignorados por políticos que sempre controlaram o Brasil no passado não muito distante.
Muitos dos filhos de famílias humildes, assim como eu, tiveram que deixar seus familiares, amigos, e os seus humildes lares para arriscar uma vida melhor na capital do Amazonas - tendo que si humilhar nas casas dos outros, passando fome e caminhando a pé por horas para poder chegar na escola por não ter dinheiro para pagar transporte público. Quando comia algo, eram sobras dos colegas de clase que vinham às vezes com algumas bolachas doce , frutas ou sucos.
Com muita dificuldades, uma parte de meus amigos e familiares, terminaram seus estudos secundários. Algunos, por falta de oportunidades e educação, entraram no mundo do crime. Outros, morreram vítimas das drogas e de nossa sociedade capitalista e excludente.
Quando o Governo Lula veio, pouco a pouco, fomos sentindo a diferença. É inevitável dizer que não teve mudanças radicais nas vidas dos mas humildes. Mais de um milhão de alunos tiveram acesso a bolsas integrais e parciais de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, segundo o Ministério de Educação (MEC), 119 mil novos alunos se matricularam em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) já no terceiro ano de mandato do presidente Lula. No amazonas foram abertas novas universidades públicas., dando assim, oportunidades para as pessoas de clase baixa,negros e deficientes físicos ter educação e oportunidade de emprego.
Concurso públicos, como polícia militar, civil, federal foram abertos com muito mais frequência que nunca em nossa história. Muitos de meus amigos conseguiram vagas na polícia. Outros, em concursos públicos na areia de educação, técnica, química, cientifica etc. Sem contar o que ele fez em todo o Brasil pelos os pobres e desfavorecidos.
Não posso negar que a corrupção é um câncer no Brasil assim como no mundo inteiro. Não posso ser hipócrita para colocar minha mão no fogo por Lula , Dilma o quem quer que esteja sendo investigado por corrupções. Não posso julgar-los antes que as investigações diga que os mesmos sejam culpados provando com provas concretas os seus crimes. Não posso negar que a vida dos Brasileiros, principalmente dos mais pobres, estão sendo afetada por toda a roubalheira que si instalou em quase todas as esferas de nossa sociedade.
Uma grande parte dessa crise, tem como culpados o poder legislativo que paralisou o nosso país já a quase dois anos.
Eu, assim como 54 milhões de Brasileiros, temos motivos para lembrar o que o ex-presidente Lula fez pelo o nosso País. O Brasil, era um país desrespeitado internacionalmente e atolado em dívidas no FMI. Éramos simplesmente o País do carnaval (conhecido internacionalmente como uma festa vulgar) e do futebol. Não digo que nossos governantes são santo e não tem participação em possíveis corrupções . Dilma, assim como o Lula, estão sendo investigados e si for comprovado suas culpas, que Deus tenha misericórdia deles, mais é inevitável que não paguem pelo o seus erros.
Mim entristece ver uma parte de nossa juventude (possivelmente sendo influenciados pela a mídia partidária que temos hoje no Brasil e que tem um histórico de participação em golpes de estado, manipulações de notícias, corrupções no futebol e falta de ética em seus programa de TVs), crucificado o próximo e esquecendo te tirar o cisco do próprio olho.
Não sou petista. Não sou político. Não dependo da política para sobreviver. Mais não posso esquecer que foi graças às políticas do governo Lula, que hoje, o Brasil tá botando corruptos na cadeia, a polícia federal tendo liberdade para investigar inclusive o próprio presidente da república. Um ministério público (ainda que com um pouco de desconfiança) livre para fazer com que a lei seja obedecida. Homens e mulheres tendo o direito à protestos e livres de serem presos e espancados pele a junta militar como acontece aqui na África.
Uma coisa eu posso afirmar, não sou burro. Não sou sego. E não mim deixarei levar pela a minoria de que não estar tendo um golpe político no Brasil. Não mim dobrarei diante da intolerância de pessoas que usam de seus poderes políticos para chegar ao poder sem o voto do povo, de uma forma enganosa e corrupta.
Não posso aceitar que pessoas sem moral ética para julgar ninguém, si passe por o "salvador" da pátria. Não posso aceitar que um palhaço ria de nossa cara e faça piadas dos seus próprios companheiros de congresso depois da vergonha que eles nos fizeram passar no domingo 17 de Abril tendo ele, comido do mesmo prato. Não posso em minha condição humana julgar ninguém sem que antes seja comprovada judicialmente os seus envolvimento em crimes de corrupções. Não sou maria vai com as outras. Deus abençoe o nosso Brasil, o nosso povo humilde, simples e temente a Deus..

                                                        José Domingos Barão

 23 Abril 2016

No hay comentarios:

Publicar un comentario