sábado, 14 de abril de 2012

NA PELE DO OUTRO


"Não julgue as pessoas antes de ter andado duas luas em seus mocassins"

                                 Provérbio americano nativo




Por Eloy Roy



Se Israel se pusesse na pele dos palestinos e se os palestinos na pele dos israelitas, em seguida viria a paz. Se as igrejas fizessem o mesmo entre si, muitas muralhas cairiam ao chão e elas chegariam a ser uma grande fonte de inspiração para o mundo.



Se os empresários se pusessem na pele de seus empregados e os empregados na de seus patrões, haveria menos greves e ninguém choraria. Se o homem se acostumasse a se por no lugar da mulher e a mulher na do homem, a vida seria mais linda nos lares e assim em todo o planeta.

Se simplesmente nos falássemos procurando sinceramente nos colocar na pele do outro, nos compreenderíamos melhor e, quem sabe, acabaríamos nos amando. A cada vez que alguém espera que o outro dê o primeiro passo, faz mal a si mesmo. Cada vez que alguém se preocupa primeiro em ser compreendido antes de compreender, comete um equívoco.

Os psicólogos chamam ao fato de alguém se por na pele do outro “ter empatia”. 

Deus se pos na nossa pele e isto foi a encarnação, até o extremo da cruz. Agora Ele espera que nós também nos ponhamos em sua pele, até ao ponto de amar o mundo como Ele o amou.

Os missionários geralmente fizeram grandes coisas, muitas absolutamente magníficas, mas outras tristes de fazer chorar. A cada vez que se equivocaram foi porque se esqueceram de por-se na pele dos povos que buscavam iluminar. Hoje a missão consiste em recuperar o tempo perdido.

Antes de decidir sobre o que seria bom para os pobres, para as pessoas homossexuais, para aquelas se submetem a abortos ou para aqueles que exigem a eutanásia, seria importante conhecer ao menos uma destas pessoas e escuta-la profundamente. No final talvez a gente se perguntasse se verdadeiramente tem o direito de decidir por elas.

Com o samaritano que desce de seu animal, toma o ferido nos braços e o coloca sobre ele, Jesus nos ensina a não olhar o outro desde cima, desde nossa suficiência, mas a descer de nossa torre, a nos tornarmos próximos do outro, a alçá-lo ao lugar onde estamos e a caminhar a seu lado, muito simplesmente. Agir assim também com os ateus, com as pessoas de outras religiões e com todo mundo.

Busca-se todo o tipo de espiritualidades. Colocar-se no lugar do outro, por-se em sua pele, é uma delas. Chama-se “espiritualidade da encarnação”. Esta foi a espiritualidade de Jesus.

Traduzido por Sérgio Marcus Pinto Lopes.

1 comentario:

  1. Dieu merci, j'ai cru au Dr ODION après avoir lu tant de témoignages sur son travail et j'ai décidé de le contacter. J'écris mon propre témoignage que je n'aurais jamais cru possible. Avant de rencontrer le Dr ODION, j'avais l'impression que tout cela était des croyances superstitieuses et que le sort n'était pas scientifiquement prouvé, mais ce lanceur de sorts m'a fait croire le contraire. C'EST UN HOMME BON. J'ai récupéré mon ex petit ami avec l'aide de cet homme après 1 an d'essais, mais aucun moyen possible ne semblait le montrer. Si vous lisez un témoignage sur le Dr ODION, c'est vrai. Mon petit ami m'a quitté pendant plus d'un an et j'ai voulu le récupérer et j'ai essayé de le supplier de revenir vers moi, mais il m'a payé des oreilles sourdes et s'est ridiculisé en public. Le Dr ODION m'a été référé par un de mes amis qu'il a également aidé sur mon lieu de travail et je lui ai dit qu'il était superstitieux et idiot de croire à de telles choses fétiches. Mais après tant de réflexions, je suis allé le chercher en ligne et j'ai décidé de le contacter par e-mail. Il m'a vite donné son numéro de portable et nous avons aussi discuté un bon moment. Il est le meilleur. Avant que son sort ne fonctionne, j'avais déjà de l'assurance. Dans les 2 jours, mon ex petit ami après 1 an de moquerie d'être un homme inutile, est venu me supplier cette fois. Je ne savais pas ce que cet homme a fait mais il est très bon de le faire pour moi. Je le remercie ainsi que mon ami de le connaître aussi tous les jours de ma vie. Je crois qu'il aidera tous ceux qui viennent à lui à le contacter (drodion60@yandex.com) ou WhatsApp lui +2349060503921.

    ResponderEliminar